2012-03-14

2

Cuidando dos pincéis

Olá meninas,
Eu estava procurando uma matéria nova pra vocês e acabei me deparando com uma coisa super importante que é a limpeza dos pincéis. Pincel, é uma coisa super íntima que você deve usar apenas em si mesma, ou manter uma super higiene.
Aqui temos um guia rápido de como cuidar dos seus pincéis.
Lavagem:
Você usa seus pincéis só em você mesma? Em algumas outras pessoas? Ou trabalha com isso?
A quantidade de vezes que você lava depende muito dessa sua resposta, pois
• Se você maqueia só a você mesma, de quinze em quinze dias é um prazo bom para limpar seu kit.
• Se você maqueia outras pessoas de vez enquando o ideal é que você tenha pincéis a mais para não usar os seus em uma outra pele. E claro, lave os que você usou em outras pessoas.
• Se você trabalha com isso, com certeza você tem muitos pincéis e obrigatóriamente deve limpá-los sempre que usar.

Produto para lavagem:
Com Shampoo neutro (Shampoo Johnson) lave bem os pincéis de cerdas naturais, outro produto que pode ser usado para lavagens mais profundas são os sabonetes antissépticos. Eles limpam muito bem os pincéis com que usamos produtos cremosos (como bases e etc…).

Há quem goste também de usar condicionador em cerdas naturais. Você pode usar se achar que não muda a textura dos pincéis (eu uso e acho que faz toda a diferença, principalmente nos pincéis de pó e base).

Outra boa dica são os produtos de limpeza rápida dos pincéis, no mercado podemos encontrar a versão MAC, o Brush Cleanser e a versão nacional, Higienizador de pincéis da Contêm 1g.


Secagem:
Para secar são necessárias 48 horas (claro que nos dias quentes um pouco menos), é muito importante que você os deixe secar completamente antes de guardá-los para que eles não mofem e nem que aconteça da umidade começar a estragar a madeira e/ou descolar a parte metálica do seu pincel.


Não os exponha ao sol direto ou a secadores. Deixe-os secar naturalmente sob uma toalha fofa.
Molde as cerdas úmidas para que sequem sem "despentear". Para manter a forma dos pincéis, encontramos hoje no mercado o Dry'n Shape da Sigma, mas há também uma forma simples de ajudar a moldar seus pincéis com spray para cabelos, basta espirrar um jato curto na ponta do pincél com ele ainda molhado e deixá-lo secar naturalmente.


Espero que vocês cuidem muito bem destes nossos instrumentos maravilhosos, eles que facilitam a nossa vida e fazem nossa make ficar perfeita.
Mil beijos,

2 comentários:

  1. Nesse fim de semana lavei meus pincéis e como há a recomendação de secá-los numa posição que não escorra a água para o cabo eu peguei uma borrachinha (aquelas de amarrar dinheiro) e enrolei no cabo para poder pendurá-los no varal (claro que não expus ao sol)com prendedor de roupas,hehehe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida,

      Ótima ideia a sua, nunca tinha pensado por esse lado, eu passava um paninho em volta dos pincéis e aí prendia no varal, essa do elástico parece ser bem menos trabalhosa.

      Espero que você esteja curtindo meu espacinho aqui no blog, comente sempre, eu vou adorar.

      Mil beijos

      J. Ferraz

      Excluir

Comentem *-*
Farei o possível para responder
e retribuir no blog de vocês!
Um beijo.